A importância da avaliação adequada de bens

  • 25 de outubro de 2018
  • por projetual
  • 0 comentário(s)
Artigos e Leis

É uma das mais importantes etapas do processo de compra e venda. A avaliação adequada de bens irá balizar todo o restante da transação.

Todo o processo de compra e venda de um bem deve passar por uma etapa de avaliação, a fim de se chegar a um valor e, posteriormente, ao preço. Esta etapa é extremamente importante pois é a partir dela que se balizará todo o resto da transação. Por isso, é fundamental que a avaliação seja feita de maneira adequada, por um profissional com a competência técnica exigida e, de preferência, com a experiência necessária para levar em consideração diversos outros fatores que podem influenciar no valor do bem.

Imagem: Shutterstock

A avaliação de bens é um recurso que pode ser necessário tanto para transações na justiça quanto fora dela. O mais comum é que em negociações de bens de grande valor, ambas as partes envolvidas não abram mão de contar com a avaliação do bem em questão. Outra situação na qual a avaliação de bens é de extrema importância é em processos de leilão, onde o avaliador precisa estar sempre atento a todas as variáveis de mercado, a fim de estabelecer um valor para o bem que contemple tanto a atratividade do lance mínimo quanto o potencial ganho para o vendedor, sem depreciação do bem.

É importante ressaltar que o papel da avaliação é determinar tecnicamente o valor de mercado do bem, e não o preço em si. Sendo assim, a avaliação de bens leva em consideração fatores técnicos e condicionantes previamente determinadas pelas normas regulamentadoras (NR’s) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pressupõe uma situação de negócio sem pressões externas, enquanto que o preço está baseado em situações específicas e interesses pessoais.

A partir da parceria firmada com a Câmara de Valores Imobiliários do Paraná (CVI-PR), a Nogari Leilões, por meio do leiloeiro responsável e engenheiro avaliador especialista Jorge Nogari, está autorizada e possui toda a experiência técnica e de mercado para emitir laudos da avaliação dentro das NR’s da ABNT, atendendo os mais variados nichos de mercado como imóveis urbanos e rurais, máquinas e equipamentos, além de bens móveis e intangíveis. Entre em contato conosco pelos telefones (41) 3333-1515 / (48) 3025-1010 e descubra como podemos ajudar você em transações judiciais e extrajudiciais.

E continue visitando o nosso Blog para ficar sempre por dentro de informações importantes para os seus negócios.