Conheça a profissão do leiloeiro

  • 13 de dezembro de 2018
  • por projetual
  • 0 comentário(s)
Curiosidades

Profissional é fundamental em todo o procedimento para um leilão e sucesso na atividade depende de atualização constante de conhecimentos.

O leiloeiro é o profissional responsável por toda a gestão das etapas de realização de um leilão. Sempre ligado a uma organização leiloeira, sua atuação é de extrema importância para que a compra e venda de bens em uma hasta seja bem sucedida.

Muito além da imagem que conhecemos por meio de filmes e novelas, onde a figura do leiloeiro sempre é apresentada à frente da disputa de valores propriamente dita, o trabalho deste profissional começa muito antes da batida do martelo. O leiloeiro também é responsável por mediar todo o processo de venda entre o vendedor e o comprador, garantindo a melhor experiência possível para ambos.

Apesar de não ser exigida uma formação superior específica para exercer a profissão de leiloeiro, a atividade usufrui de respaldos legais que asseguram as condições de trabalho adequadas para estes profissionais. O sucesso na atividade depende fortemente dos conhecimentos que o profissional adquire ao longo da sua carreira, além das constantes atualizações principalmente na área jurídica, imobiliária e conhecimento do mercado financeiro. Outro fator importante para uma carreira brilhante na profissão é a credibilidade e confiança na idoneidade do profissional. A remuneração se dá principalmente por meio da comissão de 5% do valor da venda de cada bem arrematado.

Confira algumas das exigências para se tornar um profissional do ramo no Brasil:

  • Ser brasileiro e ter pelo menos 25 anos de idade;
  • Inscrever-se na Junta Comercial do estado onde pretende atuar;
  • Residir há pelo menos 5 anos neste estado;
  • Não ter participação como sócio em nenhuma empresa;
  • Não exercer atividade como comerciante;
  • Não possuir pendências em casos de falências ou crimes de ordem falimentar;
  • Estar em dias com suas obrigações cívicas e políticas;
  • Comprovar idoneidade Civil e Criminal.

Leiloeiro Nogari

Jorge Nogari, leiloeiro da Nogari Leilões, é um profissional do ramo com mais de 20 anos de experiência. O know-how e a expertise para profissão vem de família. Seu pai, Luiz Carlos Dale Nogari, é um dos mais antigos leiloeiro em atividade no Brasil, atuando na profissão há mais de 50 anos.

Imagem: Arquivo/Nogari Leilões

Jorge é brasileiro, com cidadania italiana e um dos raros leiloeiros no Brasil habilitados para atuar em mais de um estado, Paraná e Santa Catarina. Possui graduações em agronomia e administração de empresas, além de pós-graduação em Direito Comercial e Empresarial. É também perito e avaliador de bens patrimoniais habilitado pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia e pelo Instituto de Engenharia do Paraná, além de membro do corpo de engenheiros da Câmara de Valores Imobiliários do Estado do Paraná (CVI-PR).

Quer saber mais sobre o mercado de leilões? Então não deixe de continuar acompanhando o nosso Blog para ficar sempre por dentro de outra informações como estas, além de dicas de investimentos e outras notícias sobre o mercado financeiro.