Entenda como funcionam os Leilões Online

  • 20 de setembro de 2018
  • por projetual
  • 0 comentário(s)
Inovações

Modalidade é tão segura quanto os leilões presenciais mas ainda causa dúvidas. Por isso entenda conosco as principais diferenças, vantagens e saiba como participar.

 

Comprar e vender pela internet não é bem uma novidade para o brasileiro. Um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), demonstrou que pelo menos 89% dos internautas brasileiros realizaram alguma compra pela internet entre 2016 e 2017. A pesquisa também sinalizou que mais de 54% deles pretendiam fazer alguma compra online no último Natal. Os números revelaram que, na ocasião, as transações online poderiam, inclusive, superar as feitas em lojas físicas.

Imagem: Shutterstock

Toda esta predisposição oportunizou também a transposição dos leilões para o ambiente virtual, com o surgimento dos Leilões Online. Mas com a novidade também surgiram inúmeras dúvidas e a Nogari vai ajudar você a esclarecer as principais delas a partir de agora.

O que é um Leilão Online?

É uma modalidade de compra e venda na qual os participantes acompanham o leilão pela internet, a partir da tela de um computador, tablet ou smartphone e podem enviar os seus lances por meio destes dispositivos.

Qual a diferença em relação ao Leilão Presencial?

No leilão presencial, vendedores e compradores reúnem-se em um espaço físico determinado no Edital de Leilão. No leilão online, este espaço é virtual. Um leilão virtual acontece simultaneamente a um leilão presencial, e os lances para os lotes podem ser dados tanto presencialmente quanto online.

O que são os lances e lotes?

Os lotes são os produtos vendidos em um leilão, e podem ser oferecidos individualmente ou em conjunto. Os lances são os valores oferecidos pelos compradores para arrematar um lote. Cada lote é oferecido por um valor mínimo e os lances dos compradores devem ser maiores que o lance mínimo determinado para o lote.

Como posso arrematar um lote?

Um lote é arrematado quando um comprador oferece um lance e este não é superado pela oferta de outro interessado.

Qualquer pessoa pode participar de um leilão online?

Sim. Todo leilão é uma modalidade de venda pública e qualquer pessoa pode participar. Nos Leilões Virtuais, os interessados devem fazer um cadastro no site da organização leiloeira e enviar a documentação necessária. Após a aprovação do cadastro, você poderá navegar pelas áreas exclusivas do site com um login e senha. Lá você terá acesso às informações detalhadas sobre cada leilão. Além de data e horário, cada leilão deverá disponibilizar um edital com todos os detalhes sobre o lote, além de fotos para que o interessado avalie o bem.

Se eu arrematar um lote, como faço o pagamento?

Por meio de transferência ou depósito bancário.

Essas transações são seguras?

Ao decidir participar de um Leilão Online, você deve sempre procurar por organizações leiloeiras sérias. Pesquise sobre a organização e sobre o leiloeiro responsável. Jorge Nogari é o leiloeiro à frente da Nogari Leilões. Com mais de 20 anos de experiência e inscrição para atuar em leilões no Paraná e Santa Catarina, carrega uma expertise familiar com mais de 50 anos de tradição e reconhecimento no mercado de leilões.

Agora que você já conhece como funcionam os leilões online, fique atento a outras modalidades que usam nomes parecidos mas que não se tratam de um leilão efetivamente. Todo leilão acontece sob o comando de um leiloeiro e é a experiência e idoneidade deste profissional que garante a segurança das suas transações.

Quer saber mais sobre leilões e oportunidades de bons negócios? Então não deixe de visitar o nosso Blog. Toda semana temos um conteúdo super interessante para você ficar bem informado e compartilhar com os seus amigos pelas redes sociais. Até a próxima.