Número de imóveis levados a leilão continua crescendo

  • 18 de outubro de 2018
  • por projetual
  • 0 comentário(s)
Notícias

O transtorno de uns acaba tornando-se oportunidade para quem busca comprar imóvel abaixo do preço de mercado.

O número de imóveis levados a leilão pela Caixa Econômica Federal entre 2015 e 2017 aumentou 151%. A informação é da própria instituição, que concentra 70% de todos os financiamentos imobiliários no país. A expectativa é que este número continue aumentando ainda em 2018. Até julho deste ano, a Caixa já retomou e levou a leilão mais de 17 mil imóveis em todo o país, o que corresponde a 62% do número total de imóveis leiloados em todo o ano passado. Destes, quase 5 mil foram arrematados.

Imagem: Shutterstock

Parte importante deste cenário está ligada às mudanças na Lei nº 9.514/97 a partir de 2015, no que diz respeito à segurança para a consolidação da propriedade do imóvel ao credor no caso de inadimplência, podendo este alienar o bem em 30 dias após a consolidação, para reaver seu crédito.

OPORTUNIDADE

Mas o que para uns representa um transtorno, para outros é visto como oportunidade. Nos leilões de alienação de imóveis, a primeira oferta se dá pelo valor de avaliação do imóvel e, não havendo lance que alcance esse valor, a segunda praça se inicia com lance mínimo correspondente ao valor da dívida, ou seja, o saldo devedor do financiamento, que costuma ser significativamente menor que o preço de avaliação.

O processo é extremamente rápido e desembaraçado, e a própria Lei 9.514 garante vantagens para todos os envolvidos na transação. Ao credor, há a garantia de recebimento de, no mínimo, o valor da dívida. O fiduciário, apesar da perda do bem, consegue quitar a dívida. Já o arrematante, além da oportunidade de comprar o imóvel por um valor abaixo do de mercado, também tem assegurado pela lei o direito de posse do imóvel caso ele ainda esteja ocupado.

Um ponto importante na hora de avaliar o imóvel em leilão no qual se tem interesse, é sempre procurar saber que outras dívidas ele possui e qual o seu estado de conservação. Para isto, você pode contar com o auxílio da própria organização leiloeira.

A Nogari Leilões já possui larga experiência em hastas de alienação de imóveis, e oferece toda a assessoria técnica e jurídica necessária para que você possa fechar um excelente negócio, conferindo segurança à transação. Converse conosco e fique por dentro das melhores oportunidades de investimentos. E não deixe de voltar ao nosso Blog toda semana. Temos sempre boas novidades pra dividir com você.