Vale a pena comprar um automóvel em leilão?

carro importado
  • 16 de abril de 2019
  • por projetual
  • 0 comentário(s)
Notícias

Para fazer um bom negócio você precisa ficar atento à origem do automóvel e conferir os editais de leilão com bastante atenção

carro importado

Imagem: Shutterstock

O brasileiro está cada vez mais familiarizado com os leilões. As oportunidades para a aquisição de bens com valores abaixo dos praticados pelo mercado comum são realmente tentadoras, e a compra de veículos por meio de leilões é um assunto que causa bastante dúvidas em pretensos compradores, principalmente porque este tipo de transação, em especial, é cercada de mitos.

Afinal, é seguro comprar um automóvel em leilões?

Em primeiro lugar, um mito muito forte em relação aos leilões de veículos tem a ver com o estado de conservação dos mesmos. A informação mais difundida é de que veículos vendidos em leilões geralmente são sinistrados. Isso não é verdade. É possível comprar automóveis em perfeito estado, o que depende, primordialmente, da origem do veículo. Carros provenientes de seguradoras, por exemplo, costumam sim, apresentar sinistros e geralmente são vendidos em leilões para que outras peças possam ser aproveitadas.

Entretanto, carros que têm origem em financeiras, locadoras, frotas e em leilões judiciais, costumam apresentar excelente estado de conservação. Os de financeiras geralmente são carros cujos donos deixaram de pagar o financiamento e o bem foi à leilão para quitar a dívida.

Veículos de frota ou locadoras também costumam estar em bom estado, pois são vendidos depois que as empresas resolvem renovar a frota.

Os leilões judiciais também são excelentes oportunidades para aquisição de carros, inclusive automóveis de luxo, a preços bem convidativos. Neste tipo de leilão podem ser disponibilizados carros importados apreendidos por uma operação policial, ou como forma de pagamento de dívidas do antigo dono.

Débitos

Outro fantasma que ronda quando estamos falando sobre leilões de automóveis são os possíveis débitos atribuídos ao veículo. No caso de um veículo financiado, o novo dono não assume as parcelas do financiamento, afinal, o próprio leilão é realizado com o objetivo de quitar a dívida. Porém, quando os débitos se referem à multas e impostos atrasados, a nossa dica é ficar bem atento ao edital do leilão que deverá especificar estes débitos. Esta é uma informação muito importante, capaz de influenciar na decisão da compra.

Algumas organizações leiloeiras desenvolvem políticas específicas para lidar com estes casos. No mercado há mais de 20 anos, a Nogari Leilões adota uma política de não leiloar bens com qualquer tipo de embaraço, oferecendo maior segurança para seus investidores.

A Nogari é especialista em leilões de bens de alto valor, portanto se você ficou interessado nos leilões de automóveis, não deixe de fazer o seu cadastro em nosso site agora mesmo para poder participar de leilões presenciais e online de bens totalmente livres de qualquer pendência jurídica ou fiscal.

 

Continue acompanhando o nosso Blog semanalmente. Fique sempre por dentro de outras informações importantes sobre o mundo dos leilões e não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos pelas redes sociais.